Siga-nos

Linha Editorial

Somos 44 milhões de paulistas – pessoas que estudam, trabalham e vivem no atual estado de São Paulo. Se muitos tiveram a alegria de nascer no estado, outros tantos tiveram a coragem e a fibra de escolher esta terra paulista para chamar de lar. O fato é que, para nós, todos os que moram no estado de São Paulo são paulistas, sejam eles de berço, ou de coração.

Esses milhões e milhões de paulistas são negligenciados pela imprensa brasileira tradicional, que insiste em oferecer informações, dados, percepções e opiniões que pouco ou nada tem a ver com o dia-a-dia de quem vive em São Paulo. É sempre interessante ver o que acontece no mundo, mas que tal se for por uma ótica toda nossa? E se um portal de notícias se prestasse a cobrir o mundo, como tantos já fazem no Brasil, mas com um toque especial, único: com uma visão paulista.

Essa é a missão do Pátria Paulista, um portal de notícias, entretenimento, economia, cultura, esportes, entrevistas, vídeos e imagens. No dia 26 de outubro de 2017 passamos a operar, inicialmente com uma equipe pequena, que foi crescendo e desenvolvendo novas seções, novos formatos e novos canais de informação dentro do portal.

Temos uma história paulista linda e rica em personagens e momentos. Temos uma cultura paulista vibrante e multifacetada. Temos uma musicalidade paulista intensa e variada. Temos uma sociedade plural e democrática. Mas pouquíssimos são os que conhecem essa história paulista. Pouquíssimos são os bem informados sobre as opções culturas típicas e atípicas daqui. Pouquíssimos são os que já sentiram nossa grande variedade musical. Pouquíssimos são os que nos veem e nos tratam como somos de fato – paulistas, gente que vive e ama São Paulo.

O Pátria Paulista vem para ocupar esse lugar, preenchendo um nicho jornalístico que toca diretamente a milhões de pessoas. Gente que quer sim saber quem é George Washington, mas que também querer ler sobre José de Anchieta. Gente que dança Tango, mas também gosta de dançar quadrilhas de São João. Gente que curte Bob Dylan, mas também quer ouvir uma moda de viola paulista. Gente que  se sente cidadão do mundo, e ao mesmo tempo, 100% paulista no coração.

“Como nosso próprio nome estampa, se aqui a ‘pátria’ é paulista, o estado de São Paulo serve como nosso ‘país'”

Queremos ser um portal de notícias diferente. Se fosse para mostrar mais do mesmo, nem precisaríamos lançar esta nossa iniciativa. Já há portais brasileiros demais no mercado – já tem notícias demais sobre a pátria brasileira. E como tal, queremos incentivar as pessoas que moram aqui a descobrir esse nosso ‘país paulista’ em toda sua extensão cultural e social.

Nós nos propomos a oferecer um jornalismo cada vez melhor, cada vez mais abrangente, cada vez mais profissional, cada vez mais variado, sempre de um jeito paulista.

Por conta da opção mercadológica da redação do Pátria Paulista –  diferenciar-se dos grandes sites de notícias atuais ao dar ênfase no local, no que é típico do estado, no que interessa efetivamente ao povo paulista – o portal adota os seguintes pontos:


– Um portal de notícias diferente

Apesar de oferecer uma cobertura jornalística dos principais eventos brasileiros e mundiais, o Pátria Paulista se dispõe a dar um foco especial no território compreendido pelo estado de São Paulo. Informações, novidades, acontecimentos e eventos que tiveram lugar em terras paulistas terão grande destaque e cobertura completa por parte do portal.

A escolha por São Paulo não é aleatória. Com uma população de 44 milhões de habitantes, esse estado é o maior mercado consumidor, representando, em diversos setores, mais da metade do consumo dito ‘brasileiro’. Além disso,  São Paulo possui uma vida cultural intensa e vibrante, um parque industrial moderno e variado, e – aos nosso ver – um público amplo e ávido por um noticiário local de qualidade, feito com profundidade jornalística e com uma certa ‘personalidade paulista’.


– Jornalismo ético e verdadeiro

O Pátria Paulista tem um forte compromisso com a verdade e com o bom jornalismo. Reportagens, matérias, textos e colunas devem apresentar dados verídicos, comprováveis e informativos. O uso de textos inteiros de autoria alheia, ou que tenha sido publicado em outro meio de comunicação é vedado no portal. Queremos material jornalístico original, de qualidade, para sedimentar junto aos nossos leitores a noção de que neste portal pode-se encontrar um noticiário efetivamente profissional.


– Dados e estatísticas locais

Sempre que possível, usamos preferencialmente dados, estatísticas, levantamentos e números referentes à população paulista e ao território do estado de São Paulo. Tais dados podem ser levantados em diversos institutos paulistas de pesquisa, tanto públicos quanto privados. O diferencial do nosso portal repousa justamente em oferecer informações específicas sobre a situação paulista, não mascarada mais pelas fortes diferenças regionais do Brasil.


– Ênfase no que for local

Nas páginas do portal Pátria Paulista, os leitores e internautas saberão que sempre encontrarão informes, eventos, produtos e serviços facilmente acessíveis, por conta da proximidade geográfica que São Paulo oferece. A redação sempre dará preferência por matérias relacionadas à vida local, à cultura paulista e à sociedade que mora no atual estado de São Paulo.

Temos consciência que São Paulo é um espaço geográfico amplo e variado, em que diferentes correntes culturais se sobrepõem. Dar ênfase a tudo que acontecer em São Paulo – não só ao que for ‘tradicionalmente’ paulista – eis o ideal para nossos jornalistas, articulistas, colunistas e voluntários de redação. O Pátria Paulista quer cobrir tão bem um grande festival de rock na capital, quanto uma festa de boiadeiro em Barretos.


O Pátria Paulista é um portal pronto para oferecer o que há de melhor em jornalismo sério e de qualidade para todos aqueles que trabalham, estudam, vive e amam São Paulo. Estamos sempre abertos a sugestões, críticas e melhorias. Para contatar a redação do portal, use o nosso formulário de contato.