Siga-nos

Esportes

Mural paulista homenageia futebol feminino

A homenagem à Copa Feminina foi realizada por três grafiteiras, na Brasilândia

Da Redação, em 07 de junho de 2019
EBC

Para homenagear a Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que estreia na Copa do Mundo no próximo domingo ((9), um muro na Brasilândia, na capital paulista, foi pintado por três grafiteiras. O mural foi feito em conjunto pelas artistas Sarah Lörenk, Clara Leff e AFolego.

“Quando tem a Copa masculina, todo mundo naturalmente celebra, comemora, quer pintar as ruas. Quer deixar de trabalhar para ver os jogos. A nossa ideia era manifestar o mesmo entusiasmo pela nossa seleção feminina”, disse Sarah Lörenk. “Nós três juntas pensamos em algo que pudesse representar não só as jogadoras, mas a torcida também e a mulherada que vai para o estádio, que gosta de futebol”, afirmou AFolego.

“A primeira coisa que pensamos era não retratar nenhuma jogadora específicamente para que todas as mulheres pudessem se identificar ali, se sentir representadas. Portanto, eu, apesar de fazer realismo, atentei-me para que a personagem não parecesse nenhuma jogadora. Decidimos fazer todas com uma expressão bem séria, concentrada, para passar a ideia de que jogo de mulher é papo sério também”, disse Clara Leff.

O novo mural cobriu a antiga pintura, que homenageava o futebol masculino e que era sempre renovado pelo artista Digão, o Comprimido, que mora no bairro. “De início, o mural foi feito na Copa de 2018, na copa masculina. Conforme os jogadores iam fazendo gols, eu ia homenageando com uma pintura. Como o Brasil não foi campeão, o mural ficou parado no meio do caminho. A partir do momento em que veio a Copa feminina, nada mais justo do que a gente inovar”, disse Digão.

“Junto com as meninas, decidimos inovar o painel, agora com o tema de futebol feminino. E com mulheres fazendo o mural, o que é mais importante. São mulheres em todo canto: tanto na arte quanto no futebol”, acrescentou o artista. “As meninas mandaram ver de verdade. Desde o início eu me perguntava: quem vão ser as artistas que vão passar por cima de uma obra minha? Quando eu vi quem eram, eu falei: pode vir que eu confio”, disse ele, que também assina um trabalho ao lado do mural das meninas, homenageando a jogadora Formiga.

O trabalho foi todo feito em conjunto, mas cada uma com o seu traço. “O forte de nós três, meninas, cada uma no seu estilo, é desenvolver e pintar personagens nas ruas. Então, cada uma buscou uma referência de mulheres atletas e pintamos, uma ao lado da outra”, contou Sarah. “Nos meus personagens eu já busco a representação da mulher comum, da mulher que vive entre nós e que é mãe, que é filha, que é trabalhadora, de uma forma não objetificada”, contou AFolego.

“Com a minha arte, pretendo tirar a mulher desse lugar de objeto ou da imagem de deusa ou de qualquer coisa que tire a humanidade dela. Aqui eu quis representar isso. Que fosse uma mescla entre jogadora e torcedora. São as mulheres que estão envolvidas nesse mover de reconhecimento, de representatividade e de ocupação do espaço. E de união entre as mulheres. Por isso uma apoia a outra”, explicou.  

“A minha personagem central carrega uma bola, concentrando sua energia para o jogo. Gostei muito das personagens da AFolego e Lörenk, pois elas remetem também a outras mulheres participando, como a bandeirinha e também torcedoras. Por fim, colocamos uma paisagem de estádio, cheio de holofotes e vibração. E as seis estrelas divididas pelo painel são para representar as seis vezes em que a Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo”, disse Clara. O mural já tem feito sucesso e atraído muitos curiosos. “O pessoal aqui, da vizinhança, contou que tem muita gente vindo aqui conhecer o mural e tirar foto, ver de perto”, falou Digão.

Publicidade
Clique para comentar

Comentar

Esportes

Campeonato Mundial de Skate ocorrerá em São Paulo

Competição servirá como classificatória para Olimpíada de Tóquio-2020

Da Redação, em 10 de junho de 2019
Reprodução Youtube

O Governador João Doria, o Secretário de Esportes, Aildo Ferreira, e o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, participaram no Palácio dos Bandeirantes, do lançamento do World Skate Park Skateboarding World Championship 2019, campeonato mundial de skate na modalidade park.

“O Campeonato Mundial de Skate mostra a evolução do skate no Brasil, na capital de São Paulo e no Estado de São Paulo. A estimativa é de que nós temos 2,2 milhões de praticantes de skate no Estado de São Paulo, de um total de 9 milhões de skatistas no Brasil. Provavelmente, uma das maiores comunidades de skatistas do mundo está aqui”, disse Doria.

O torneio será entre 10 e 15 de setembro, na capital paulista, e reunirá cerca de 200 atletas da elite do skate mundial nas categorias feminina e masculina e garante a maior somatória de pontos na seletiva para a Olimpíada de Tóquio-2020. A competição dará 80 mil pontos ao vencedor, ou seja, a pontuação máxima válida para a corrida olímpica.

“É uma satisfação imensa receber em São Paulo uma modalidade olímpica que reúne manobras de diversas outras modalidades do skate. Na Olimpíada, nós temos a chance de obter, no mínimo, três ou até seis medalhas. Vamos torcer para que, entre elas, venha o ouro”, declarou Ferreira.

Parque Estadual

O Parque Estadual Cândido Portinari, do Governo de São Paulo, está cotado para receber o evento. O acesso ao público será gratuito durante toda a competição, que ainda contará com uma programação completa de cultura urbana, incluindo música, arte, moda e gastronomia. Por meio de um convênio com a empresa Vans, o parque inaugurou, em maio de 2018, a pista Vans Skatepark São Paulo, a primeira da América do Sul e a segunda do mundo construída especialmente para a modalidade park, com elementos e obstáculos de diferentes vertentes do skate.

Por suas características está entre as mais completas do mundo, com 830 metros quadrados de área, um deep end de 2,9 metros, obstáculos para transfer e elementos de street ao redor da pista. O Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu novos esportes nas Olimpíadas do Japão. Um deles é o skate (nas modalidades park e street), com a finalidade de rejuvenescer a audiência e o espírito dos Jogos Olímpicos.

A cerimônia contou com a presença de Sabatino Aracu, Presidente da World Skate, Eduardo Musa, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Skate, Diogo Castelão, Idealizador da STU (Skate Total Urbe) e Bruno Cremona, Gerente de Patrocínios da Oi, além dos skatistas Murilo Peres, Yndiara Asp, Danilo Rosário, Rony Gomes, Lucas Xaparral, Pedro Quintas e Felipe Foguinho.

Continue Lendo

Esportes

Briga entre torcedores termina com 81 presos em SP

Uma briga entre torcedores terminou com 81 presos em frente ao Estádio do Pacaembu, zona oeste paulistana.

Da Redação, em 04 de junho de 2019
Reprodução

O tumulto aconteceu durante a partida do São Paulo contra o Cruzeiro pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acabou empatado em 1 X 1. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo, os policiais militares apreenderam pedaços de madeira e barras de ferro, que estavam sedo usadas pelos torcedores revoltados. Os detidos foram encaminhados à 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista, e o caso está sob investigação.

Continue Lendo

Destaques