Siga-nos

Brasil

Violência marca Carnaval, de novo

Brigas entre foliões, assédio sexual, vandalismo e tumultos – há de tudo no Carnaval, menos seu espírito original

Da Redação, em 06 de fevereiro de 2018

A violência, a agressividade, a intolerância, o desrespeito voltam a dar as caras no Carnaval brasileiro (e, infelizmente, no Carnaval paulista também). Enquanto alguns acham ‘engraçado’ ou ‘divertido’ poder ‘sair na mão’ com outros, igualmente alcoolizados, durante um bloco de Carnaval, a maioria de nós, cidadãos paulistas, se vê crescentemente refém de uma festa que perdeu o sentido faz muito tempo.

De uma bonita e singela manifestação cultural espontânea, o Carnaval hoje é uma indústria sem controle algum, no qual camelôs vendem livremente bebidas alcoólicas fortes para adolescentes imberbes, que, sob efeito dessas bebidas, passam a desrespeitar mulheres, apalpar garotas, e assediar meninas nos blocos – isso sem contar nas incontáveis brigas e empurra-empurra nos blocos. Para mostrar como o problema está disseminado, o Pátria Paulista mostra, neste vídeo, brigas, vandalismo e tumulto em blocos de Carnaval.

Publicidade
Clique para comentar

Comentar

Brasil

Rocinha evacuada por risco de deslizamento de pedra

Área da favela da Rocinha, uma das maiores do Rio de Janeiro, precisou ser evacuada por um possível deslizamento

Da Redação, em 13 de fevereiro de 2019
Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma área com risco de deslizamento de pedras na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, terá que ser vistoriada e evacuada pelo poder público, determinou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em uma decisão cautelar de caráter de urgência. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que afirmou que a situação envolve uma pedra de grande porte localizada no alto do Morro Dois Irmãos.

O MP afirma que já havia protocolado pedido de providências por parte dos órgãos públicos municipais ao tomar conhecimento da situação, mas não teve notícias de que foram tomadas providências de autoridades estaduais ou municipais “com o fim de garantir a integridade física da população, em caso de eventual deslizamento”. Segundo o MP, a pedra estaria prestes a se deslocar e escorregar pela encosta, “expondo a iminente risco os moradores e várias casas da comunidade localizadas no espectro de rolamento destas pedras”.

O pedido chegou ao Plantão Judicial e foi aceito pela juíza Isabel Teresa Pinto Coelho Diniz, que determinou que as autoridades estaduais e municipais “procedam à imediata vistoria no local e evacuação dos moradores residentes na Comunidade da Rocinha e adjacências, que estejam no espectro de rolamento das pedras”. 

Além disso, a sentença acrescenta que o estado e o município devem promover o reassentamento das pessoas em locais dignos até a remoção das pedras e/ou cessação do período de chuvas. A decisão deu prazo de duas horas para que o trabalho comece, sob pena de multa de R$ 1 milhão por hora de descumprimento.

Continue Lendo

Brasil

Momento do deslizamento

Vídeo mostra o avançar da lama rumo a pessoas e instalações da Vale em Brumadinho

Da Redação, em 03 de fevereiro de 2019
Reprodução/TV Globo

Está circulando na Internet este vídeo, feito por um trabalhador da Vale, mostrando o momento exato em que a barreira de Brumadinho se rompe, e a torrente de lama invade as instalações da empresa, ceifando inúmeras vidas.

Continue Lendo

Destaques